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Arquitetos: Foldes Architects
- Área: 965 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Tamas Bujnovszky
Descrição enviada pela equipe de projeto. Embora a Hungria, localizada na Europa Central Oriental, não possua muitos vulcões ativos, uma grande extensão do país costumava ser vulcânica cerca de 5 milhões de anos atrás. No entanto, isso ajudou a garantir uma boa qualidade do solo para a produção de vinhos de alto nível, um dos maiores produtos de exportação da Hungria.
O icônico Centro de Visitantes Kemenes Volcanopark localiza-se 200 km a oeste da capital Budapeste, e foi realizada de acordo com um concurso de arquitetura nacional anunciado em 2009 pela Câmara Municipal Celldomolk, quando Foldes Architects comemorou seu projeto vencedor dentre os 44 projetos concorrentes. O terreno escolhido para o centro destacava uma área plana entre a cidade de Celldomolk e a Colina Sag de 5 milhões de anos de idade, um antigo vulcão.
"Em vez de uma tradução direta do programa, como a criação de um edifício museológico em forma de vulcão, nós queríamos capturar a verdadeira essência do local. De acordo com o nosso conceito, as matérias-primas, o cinza homogêneo do concreto, a cor do aço corten remetendo a lava, e o arranjo de fluído do espaço, entregam o espírito e a essência de um vulcão."
Ao entrar no vasto interior do edifício, o visitante encontra dois pontos de atração. À primeira vista, o espaço verticalmente aberto capta o olho. Cinco andares acima, uma pequena janela permite a entrada de um feixe de luz que oferece o ponto de "erupção" na cobertura plana. No lado oposto, os materiais industriais da fachada parecem consistentes com o interior: paredes de concreto à vista, pavimentação cinza escura, escada e corredor de aço, e os cubos de aço corten também visíveis do exterior. A altura e localização das pontes variadas ligam os diferentes tamanhos e posições das caixas corten. Estas oferecem uma gama de funções, desde salas de exibição até área de instalações interativas, e apresentam a fascinante história e tipologia dos vulcões. Para criar um interior mais refinado, os textos de exposições situam-se diretamente na parede, sem qualquer placa de apoio.
Se você sempre quis se imaginar andando por uma pintura cubista, este edifício é um grande exemplo de poderia sentir-se ao passear no Guernica de Picasso. Ao transitar abaixo dos cubos vermelhos, paredes e pontes cinzentas do edifício, você tem uma oportunidade real de compreender a transitoriedade e a vulnerabilidade da existência humana delimitada por uma força formidável da natureza.